O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), afirmou nesta sexta (20) que o estado vive um momento histórico. Disse também que a Frente Parlamentar Sobre o Pedágio, teve fundamental importância no debate em busca do melhor modelo de concessão de rodovias.
É um marco. É um divisor de águas o que está acontecendo no dia de hoje no nosso estado. Estamos tendo a oportunidade de fazer com que o Paraná avance. Independentemente de partido político, a Assembleia deu sua contribuição. A Frente Parlamentar trabalhou sempre no aspecto técnico. Quero dividir essa conquista com todos os deputados, independentemente de partido político.
Conforme Traiano, os deputados atenderam o apelo que não se politizasse a questão e se trabalhasse a questão técnica. “Meu apelo foi atendido e hoje estamos colhendo esse resultado, que será benéfico para toda a sociedade paranaense”.
De acordo com o governador, o papel da Assembleia e da Frente Parlamentar sobre o Pedágio foi fundamental nesse processo. Conforme o governador, a ALEP aprofundou o debate sobre pedágio com a sociedade e com o setor produtivo.
A Frente Parlamentar e os deputados correram o Paraná inteiro ouvindo a população e nos ajudou na estratégia e na construção de uma nova modelagem de pedágio que apresentamos ao Ministério de Infraestrutura e Logística. Há muitas décadas não havia uma união tão grande entre as autoridades do Paraná, em que todos demonstraram a potência da união política do Estado com a sociedade civil organizada e da população.
Conforme o novo modelo de concessão das rodovias que cortam o Paraná, a será a de menor tarifa oferecida ao usuário. Sem limite de desconto na disputa na Bolsa de Valores, adequando a modelagem de acordo com o anseio da população.
O ÚNICO
De acordo com o governador, o modelo é diferente do que está sendo adotado em todo o País. Assim, será personalizado para atender as reivindicações da sociedade civil organizada e setor produtivo. Eles foram ouvidos em audiências públicas feitas pela Frente Parlamentar. Assim, ao encampar a proposta defendida pelo Paraná, o Ministério deixou de lado o modelo híbrido organizado em torno da menor tarifa de pedágio com limite de desconto, seguido de maior valor de outorga.A modelagem segue com mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias concedidas, entre estaduais e federais. Além de 1,8 mil quilômetros de duplicações.
Conforme o novo modelo, o projeto prevê R$ 42 bilhões em investimentos nos próximos 30 anos. Isso equivale a 120 anos do orçamento federal para rodovias aplicado apenas no Paraná. De acordo com o Governo, se trata do maior pacote da América Latina e fará do Paraná um ‘hub’ logístico do Cone Sul. Os atuais contratos de pedágio terminam em novembro.
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