22/08/2023
Guarapuava Saúde

Vacinação avança com mais 1.170 doses da Pfizer em Guarapuava

As doses já estão sendo aplicadas no Centro de Vacinação até as 19h desta terça (1) para os grupos prioritários

vacina2

Vacinação segue até às 19h desta terça (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O contador Jean Freitas acordou cedo nesta terça (1) e saiu para a fila da vacinação em Guarapuava. Assim, ele foi um dos primeiros a receber uma dose do imunizante Pfizer/BioNTech.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a dose que Jean recebeu faz parte de 1.170 frascos que chegaram na cidade nesta semana. Conforme a Sesa, o imunizante é feito pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com o laboratório alemão BioNTech.

VACINAÇÃO

Vacina está à disposição do guarapuavano (Vacinação segue até às 19h desta terça (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A aplicação das doses segue o critério dos grupos prioritários: pessoas com comorbidades, pessoas cadastradas no BPC, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down, grávidas, puérperas (todos acima dos 18 anos). Além de trabalhadores da educação ensino básico (acima dos 40 anos) e profissionais da saúde (cadastrados e chamados pela secretaria).

MAIS DOSES PARA O PARANÁ

O Paraná receberá nos próximos dias mais 397.690 doses de vacinas contra a covid-19, referentes à 22ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. São 37.440 da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, e 360.250 da Covishield, da união entre Fiocruz/AstraZeneca/Oxford.

De acordo com o informe técnico do governo federal, as doses destinam-se às primeiras aplicações em grupos prioritários já contemplados e, pela primeira vez, povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos.

Todavia, ainda não há data de envio. Assim que chegarem ao Estado, as doses serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para separação. Em seguida vão para as Regionais de Saúde com apoio das aeronaves do Governo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.