Neste domingo (13), dia de Santo Antônio, desde as 7h30 até às 12h em frente a Paróquia Bom Jesus ocorre a entrega de pedaços de bolo do ‘santo casamenteiro’. De acordo com a Paróquia, a confecção do doce contou a colaboração de voluntárias (os). Entretanto, as vendas se encerram na sexta(11), antecipadamente.
De acordo com a Igreja, o frade, uma das figuras religiosas mais populares no Brasil, é conhecido pelos milagres. Em Guarapuava, por exemplo, a imagem dele, está presente nas casas das irmãs Olympia e Dolores. “Se milagre desejai recorrei a Santo Antonio”, diz uma delas.
“É o meu o padroeiro da minha devoção. Não durmo sem conversar com ele. Já alcancei muitas graças pela intercessão dele”, diz dona Maria Otília Pereira. Ela mostra um livrinho com ‘trezena de Santo Antonio’.
Entretanto, várias ‘histórias’ permeiam a vida do frade português. Uma delas é que tiver o ‘pãozinho’ dele no meio de algum mantimento, nunca terá falta de comida em casa. Até pouco, a Matriz de Santa Terezinha distribuía o pão no dia 13 de junho.
‘CASAMENTEIRO’
Todavia, embora considerado padroeiro de pescadores, grávidas, marinheiros, viajantes, agricultores, idosos, no Brasil a popularidade é outra. Assim, a fama de Santo Antonio relaciona-se a casamentos.
Um dessas histórias conta que uma moça queria muito se casar. Entretanto, não tinha dote para oferecer. Desesperada para arrumar a ‘doação’ a jovem se ajoelhou aos pés de uma imagem de Santo Antônio e suplicou. Pouco tempo depois, moedas de ouro surgiram de repente e ela, então, teve condições de se casar. Assim, a historia se espalhou e a fama do Santo cresceu e encontra cada vez mais fieis na atualidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.