O prefeito Junior Benato, de Inácio Martins assinou novo decreto já em vigor no Município. Desta vez, a novidade é a determinação do uso de pulseiras para conter a propagação da covid-19.
Conforme o prefeito, após a aprovação da Câmara de Vereadores, pacientes que testaram positivo para a doença receberão pulseiras da cor roxa. Para os suspeitos, que inclui pessoas que vivem na mesma casa de quem está com a doença, a cor será alaranjada.
De acordo com Benato, as pulseiras, doada pela Prefeitura, somente serão colocadas ou retiradas por equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
No período de quarentena, a pessoa isolada não poderá deixar a residência, devendo permanecer em isolamento social, evitando o contato com as demais pessoas.
Entretanto, diz o prefeito, quem estiver em quarentena somente deverá abandonar o isolamento em caso de necessidade médica. Ou então, quando estiver devidamente autorizada pela autoridade sanitária.
Dessa forma, o descumprimento das normas previstas, inclusive o rompimento da pulseira, resultará na aplicação de multa de 50 UNIF’s, o equivalente a mais de R$ 300. Todavia, no caso de reincidência, o valor dobra.
Leia outras notícias no Portal RSN.