A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos lança uma campanha sobre a importância do Cadastrur. Trata-se do Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas ou Jurídicas que Atuam no Setor de Turismo. Conforme a Secretaria, os prestadores de serviço que atuam direta ou indiretamente no setor têm que se cadastrar no Governo Federal.
Dessa forma podem acessar vários benefícios. Também ganham maior visibilidade para os negócios. Isso porque ficam cadastrados no sistema nacional do Cadastur e do Viaje Legal.
De acordo com a secretária Katriane Mila, quem tiver o cadastro regularizado também vai ter outros benefícios, como o acesso a cursos de qualificação que o MTur oferece, linhas de crédito juntos a bancos, entre outros. Além disso, oportunidades de acesso ao mercado nacional e internacional. “Os benefícios que o Cadastur pode oferecer são inúmeros. Por isso iremos promover ações de divulgação, para que os cadastros sejam feitos”. Conforme Katriane, 15 atividades são cadastráveis. Sete têm a obrigação de fazer o cadastro, de acordo com a Lei Federal Nº 11.771/08 (veja abaixo quais são):
CADASTRO ORBIGATÓRIO
Acampamento Turístico;
Agências de Turismo;
Guia de Turismo;
Meio de Hospedagem;
Organizadora de Eventos;
Parque Temático;
Transportadora Turística.
CADASTRO OPCIONAL
Casa de Espetáculos & Equipamentos de Animação Turística;
Centro de Convenções;
Empreendimento de Entretenimento e Lazer e Parque Aquático;
Locadora de Veículos para Turistas;
Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva;
Prestador Especializado em Segmentos Turísticos;
Prestador de Infraestruturas de Apoio para Eventos;
Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares.
Leia outras notícias no Portal RSN.