22/08/2023
Economia Guarapuava

Indústria de tecnologia que vier a Guarapuava terá isenção no ICMS

Isenção de 80% nesse tributo tramita na Alep em mensagem enviada pelo governador Ratinho Junior, tornando a cidade atrativa para esse tipo de investimento

assinatura

Tecnologia: Assinatura da mensagem pelo governador Ratinho Junior e pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (Foto: Reprodução/Youtube)

Até 15 de julho Guarapuava se consolida como um polo atrativo de novas empresa do setor de tecnologia e inovação. De acordo com  o deputado Ademar Traiano (PSDB), esse é o prazo final para que os deputados votem projeto de lei que isenta empresas desse setor do ICMS, desde que invistam em Guarapuava. “Esse é o meu compromisso com Guarapuava. Vamos votar esse projeto de lei que concede o incentivo fiscal antes do recesso parlamentar de julho”. Essa afirmação partiu de Traiano em entrevista ao Portal RSN, momentos após a assinatura do governador nesta segunda (21). Conforme o parlamentar, o PL tem a autoria do governador por se tratar de remissão de receita. Agora a proposição vai tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná.

De acordo com o presidente da ALEP, Guarapuava se igualará a Pato Branco, Francisco Beltrão, e Foz do Iguaçu. Nesses municípios a isenção já encontra-se em vigor. Conforme Traiano, junto com Guarapuava também receberão o benefício as cidades de Londrina, Campo Mourão e Cornélio Procópio. “A empresa de tecnologia que se instalar em Guarapuava após a sanção da lei receberá 80% de desconto desse tributo. Por exemplo, se fosse pagar R$ 100 pagaria apenas R$ 20. É praticamente nada”.

Conforme o deputado, Guarapuava estará apta a atrair empresa que fabricam produtos eletroeletrônicos, de telecomunicações e de informática. “São empresas do Brasil inteiro que poderão investir em Guarapuava”.

VALE DO GENOMA

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a mensagem durante o lançamento do Vale do Genoma, também nesta segunda (21).  No contexto científico estadual, o Vale do Genoma representa uma unidade central de prestação de serviços de sequenciamento genético. Assim como de procedimentos correlatos para pesquisadores de todas as instituições de ensino superior e institutos de pesquisa científica.

De acordo com o projeto, o ecossistema foi pensado para atender demandas de sequenciamento de vários projetos. Inclui-se também pesquisas no âmbito da agricultura e agropecuária, por meio de metodologias de alto desempenho.

O Vale do Genoma fará parte da estrutura da Cidade dos Lagos, bairro planejado inteligente de Guarapuava. Esse bairro já conta com campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Unicentro. Além do Hospital Regional de Guarapuava, o Cancer Center e o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec).

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.