22/08/2023
Educação Região

Ensino Médio EJA agora pode ser concluído em um ano e meio

As matrículas já podem ser feitas nos colégios que oferecem a modalidade. As aulas começam no dia 21 de julho

7-motivos-para-namorar-um-estudante-de-direito-fatos-desconhecidos-combr_1337929

As matrículas para o EJA já podem ser feitas (Foto: Reprodução/Pixabay)

Os estudantes que desejam iniciar o ensino médio por meio da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), poderão concluir o curso em um ano e meio, a partir do próximo semestre.

A mudança ocorreu devido à nova carga horária de 24 horas/aulas semanais, sendo cerca de cinco horas diárias, de segunda a sexta. Anteriormente, os alunos cumpriam 18 horas/aula semanais, divididas em três dias com cinco horas de aulas e um dia com três horas.

Dessa maneira, é possível concluir as disciplinas de matemática e língua portuguesa em apenas um semestre. A distribuição das aulas na semana é responsabilidade de cada escola. Porém, é necessário respeitar a matriz curricular, aprovada para cada nível de ensino. E, também a carga horária distribuída por semestre de cada disciplina.

PRAZO CONCLUSÃO

Entretanto, os estudantes que já iniciaram o Ensino Médio EJA terão que dar continuidade, no próximo semestre, a matriz curricular em que ingressaram. Assim, o prazo para conclusão do Ensino Fundamental permanece o mesmo, de até dois anos.

Dessa maneira, o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos. Já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos.

Assim, as matrículas para o EJA, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Fundamental II, estão abertas desde essa quarta (23). As aulas começam em 21 de julho.

GUARAPUAVA

Por fim, em Guarapuava, os colégios que oferecem o EJA são: Ceebja Guarapuava e Colégio Rui Barbosa. O Ceebja Nova Visão atende apenas o sistema prisional.

Leia outras notícias em Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.