Depois de 27 dias em bandeira laranja e outros três já na bandeira amarela, os números da covid-19 começam a trazer uma certa “esperança” de vida normal. Há 16 dias, a curva de novos casos está em queda. No dia 15 de junho o número referente à média de novos casos era de 205. Nesta terça (6), este número é de 38.
Além disso, o número ativos também diminui drasticamente. Nessa segunda (5), o boletim diário da Saúde de Guarapuava informou que 439 pacientes ainda estavam sob o status de ativos. O menor número em sete meses. Antes disso, o menor número ocorreu em 3 de fevereiro, quando eram 469 casos ativos.
INTERNAMENTOS
Outro dado positivo é a diminuição da ocupação de leitos de UTI, apesar de ainda estar alta. Assim, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, pela primeira vez em mais de quatro meses, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de covid-19 no Paraná caiu para menos de 90%. O índice atingiu 89%. Em Guarapuava, também houve redução.
Desse modo, o índice de ocupação geral no município nos três hospitais que têm vagas disponíveis para tratamento da doença é de 88,9%. Sendo assim, 77 pessoas continuam internadas no município. Há 16 dias, este número era de 116 pacientes internados.
BOLETIM EM GUARAPUAVA
Além disso, conforme o último boletim da Saúde, divulgado no fim da tarde de ontem (5), o município contabilizava 23.127 casos positivos. Deste total, 22.134 recuperados, o que representa um índice de 95%.
O número de mortes, após outras cinco confirmadas nessa segunda (5), totaliza 554. Outros 34 pacientes aguardam resultado de exames. Por fim, os descartados totalizam 11.927.
Leia outras notícias no Portal RSN.