22/08/2023


Economia Guarapuava

Celso Góes concede o maior percentual de reposição dos últimos 20 anos

Com a aprovação do Projeto de Lei a reposição soma 9,32%. Esse percentual zera o índice inflacionário acumulado em 2020 e 2021

prefeitura-fachada

Reposição contempla a Prefeitura como um todo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Cerca de 4,3 mil servidores públicos municipais terão reposição salarial de 9,32% em Guarapuava. Esse percentual zera o índice inflacionário acumulado em 2020 e 2021. Entretanto, segundo a Secretaria Municipal de Finanças, o prefeito Celso Góes, libera o maior percentual concedido nos últimos 20 anos. Até então, segundo vereador Marcio Carneiro, o índice não passava de 6%.

Conforme o projeto de lei já aprovado pelos vereadores, a reposição ocorrerá em duas parcelas. A maior delas, de 8% será paga em 31 de julho, mas retroativa a maio. Já a outra, de 1,32%, irá para o bolso do servidor em 31 de outubro, também retroativa a maio. Com isso, o impacto mensal na folha de pagamento será de 1,6 milhão por mês.

De acordo com o líder da bancada governista na Câmara de Vereadores, Marcio Carneiro (CDN), a reposição ocorreu até 2019. “Em 2020 não houve a reposição por causa da lei federal 173 [impede o aumento de gastos]. O então prefeito Cesar Filho achou melhor não conceder a reposição”. Mas neste ano, segundo Marcio Carneiro, devido a saúde financeira do município, houve a condição desse pagamento . “O prefeito Celso Góes poderia não pagar a reposição de 2019 e nem deste ano. Estamos em pandemia e há a lei 173 que impede qualquer gasto na administração pública. Mas como há recursos o prefeito Celso está valorizando o trabalho do funcionalismo. Além de resguardar os vencimentos dos efeitos da inflação”.

Conforme a vereadora Cris Wainer (PT), o percentual contempla os quadros da administração pública direta e indireta. Segundo a vereadora, o percentual vinha sendo negociado e a reivindicação foi atendida. “Como boa parcela dos nossos servidores ganha entre um salário mínimo e um salário e meio, esse dinheiro vai aquecer a economia, principalmente, nos bairros”.

NA CÂMARA

Assim como no Executivo, os 110 servidores da Câmara também terão reposição salarial. O percentual será de 10,23%, incluindo o quadro de comissionados. Ficam de fora os 21 vereadores. O pagamento será retroativo a 1º de maio.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo