22/08/2023



Economia

AEAG e Receita Federal discutem tributação previdenciária

imagem-23681

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava (AEAG) com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), realiza nesta quinta-feira (24) uma reunião com representantes da Agência da Receita Federal em Guarapuava para esclarecer os profissionais sobre tributação previdenciária. O evento acontece na sede da AEAG (Rua Paraná, 1100) às 19h30. A confirmação de presença pode ser feita pelo telefone (42) 3036-1208.
Segundo o Gerente Regional do CREA, Vander Moreno, a reunião foi sugerida pelo engenheiro civil Marcos Fabricio Guerra Pinto, responsável pela Agência da Receita. A intenção é esclarecer todos os profissionais que atuam com construção civil na região de Guarapuava sobre os tributos previdenciários que incidem sobre a construção civil, como a cobrança do INSS por aferição, os fatores redutores de área nas construções (como uso de concreto usinado, sacadas e varandas, por exemplo), bem como debater os problemas que a Receita vem enfrentando com os contribuintes em relação à cobrança do INSS.
“Trata-se de o tema é de interesse dos profissionais de todo o Estado. É uma oportunidade única para esclarecer todas as dúvidas sobre tributação e evitar problemas futuros”, lembra Moreno. Atualmente a Receita Federal tem incrementado a fiscalização previdenciária no setor da construção civil, seguindo as orientações previstas na Instrução Normativa nº 69, de 10 de maio de 2002, que dispõe sobre as normas e os procedimentos aplicáveis à atividade de construção civil de responsabilidade de pessoa jurídica e de pessoa física.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo