A Sanepar tem investido e antecipado obras no estado do Paraná. No primeiro semestre de 2021, o investimento chegou a R$ 552 milhões em obras de água e de esgoto. Desse modo, o montante é 23,7% maior do que no mesmo período de 2020. Além de obras de melhoria, a Companhia implantou coleta e tratamento de esgoto em algumas cidades, fazendo 28.700 famílias passassem a ter os benefícios no Estado.
Diante da estiagem que afeta o Paraná há mais de um ano, a Sanepar resolveu antecipar as obras nos sistemas de abastecimento. Desse modo, em Curitiba, iniciaram as obras de transposição de água do Rio Capivari, em Colombo, até a Barragem do Iraí, entre os municípios de Pinhais e Piraquara. Além disso, também está em fase de conclusão a construção de quatro novos reservatórios de água tratada na Região Metropolitana, que vão reforçar o sistema de distribuição. As novas estruturas são no Sítio Cercado, Santa Quitéria, Lamenha Pequena e Butiatuvinha.
Houve, também diversos investimentos na região dos Campos Gerais. Por exemplo, em Ponta Grossa, a Sanepar concluiu mais uma fase das obras de ampliação do sistema de distribuição de água. Com tubulações de maior porte e equipamentos que melhoram a pressão e a vazão do sistema. Em São João do Triunfo, foi entregue o sistema rural de abastecimento de água no Estado. Que vai atender as comunidades de Coxilhão do Meio, Coxilhão Santa Rosa e Vitorianos.
OUTRAS OBRAS
No noroeste do Estado, em Paranavaí, estão em andamento obras que ampliam o sistema de abastecimento de água, com a interligação de dois poços. Já no Oeste no Paraná, em Cascavel, foi concluído o reservatório de água Florais, com capacidade de 2 milhões de litros. Teve finalização também a captação de água do Rio São José e está sendo ampliada a estação de tratamento de água. Estão em andamento, ainda, a ampliação do sistema de coleta de esgoto, com cerca de 10 quilômetros de rede.
Por fim, em Coronel Vivida e Bom Sucesso do Sul, também estão em andamento obras que ampliam e melhoram o sistema de esgotamento sanitário. Está em implantação o serviço, em Iretama, com a construção de uma estação de tratamento e a execução de três quilômetros de rede coletora. Em Altônia e Umuarama, foram concluídas obras de ampliação do sistema de esgoto.
Leia outras notícias no Portal RSN.