O Complexo Social de Guarapuava teve a primeira cerimônia de formatura para sete monitorados que concluíram os cursos profissionalizantes ofertados em parceria com a Faculdade Fanduca e a Universal nos Presídios (UNP). Desse modo, a cerimônia ocorreu nessa terça (24). O Complexo Social integra o Departamento Penitenciário (Depen). Tal segmento é responsável pelo apoio e fiscalização do cumprimento da pena no regime aberto. E ainda de tornozeleira eletrônica e medidas alternativas.
De acordo com as informações, mesmo com a pandemia da covid-19, os cursos ficaram à disposição em uma plataforma de alto desempenho tecnológico, profissional e pedagógico, em todo o Estado. Desse modo, os cursos aplicados foram Auxiliar de Escritório, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. Todos voltados para a Qualificação Profissional em Gestão de Empresas.
Assim, o coordenador do Complexo Social de Guarapuava, Rodrigo Alves Fávaro, destacou que tais cursos oferecem oportunidades de reinserção social. Além disso, cumprimento penal adequado aos monitorados.
Oportunizar educação profissionalizante é uma das principais áreas de atuação do Complexo Social de Guarapuava. A parceria com a UNP surgiu dentro da Secretaria de Estado da Segurança Pública. E teve todo apoio do Departamento Penitenciário. É uma ação que pode transformar vidas. Ficamos muito felizes em fazer parte desse projeto e ver pessoas vestindo uma beca de formatura, enchendo o coração de esperança em ter futuro digno e correto.
Leia outras notícias no Portal RSN.