22/08/2023


Cotidiano

APAE lança projeto para recolhimento de óleo de cozinha

Ecopontos de coleta estão sendo implantados em vários locais de Guarapuava

óleo de cozinha usado

A APAE de Guarapuava lançou no início do mês de dezembro um projeto para recolhimento de óleo de cozinha no município. De acordo com a presidente da escola, Marcia Cristia Faria Nagase, o objetivo da iniciativa é viabilizar mais recursos para a manutenção da instituição, além de despertar a comunidade para a necessidade da preservação ambiental. “O valor que a APAE irá receber por litro é pequeno, mas se conseguirmos mobilizar a comunidade guarapuavana, que sempre participa dos projetos da Associação, é na grande quantidade arrecadada que pode estar a viabilidade do projeto”, explicou.

Para o recolhimento do óleo, foram implantados Ecopontos (locais de coleta) na APAE do bairro Santa Cruz (Rua Luis Ciscato, 75), na Rede de Supermercados Parteka, e na Rede Superpão. “Mas os empresários que tiverem interesse em participar também poderão instalar o Ecoponto. É só nos procurar”, enfatizou a presidente.

O projeto da APAE foi viabilizado através de uma parceria com a empresa GRT, que já atua no recolhimento do óleo industrial em Guarapuava. “De acordo com um levantamento da empresa, há cerca de 60 mil residências na cidade. E para onde vai o óleo de cozinha utilizado nessas residências? Além de um projeto que pode contribuir financeiramente para a manutenção da APAE, há uma questão de consciência de preservação ambiental envolvida. Descartar corretamente também é um ato de preservação ambiental”, explicou Marcia.

“Quando descartado de forma irregular, o óleo de cozinha pode trazer muitos prejuízos para a população. Quando é despejado no ralo da pia ou esgoto, provoca o entupimento das tubulações; e quando jogado diretamente no solo, causa a impermeabilização, evitando a drenagem das águas da chuva. Em ambos os casos, o resultado é o alagamentos de ruas e avenidas. O impacto é maior ainda em rios e lagos, pois um litro de óleo usado pode contaminar cerca de dez mil litros de água”, concluiu a presidente.

Maiores informações sobre o projeto de recolhimento de óleo de cozinha pode ser obtido na APAE, através do fone (42) 3623 2544.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo