22/08/2023
Paraná Saúde

Imunização de adolescentes deve iniciar na próxima semana no Paraná

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em coletiva de imprensa nessa quinta (9)

VacinaHPV

Vacinação de adolescentes (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Paraná deve receber a partir da próxima quarta (15) vacinas contra a covid-19 direcionadas para o início da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, e dose reforço para idosos e imunossuprimidos. A informação confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em coletiva de imprensa nessa quinta (9). Assim, ele anunciou que o Paraná já atingiu mais de 90% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose.

A estimativa de quantas pessoas estão elencadas nestes grupos está sendo discutida entre a Secretaria e o Ministério da Saúde. Assim, deve ser formalizada nos próximos dias. Segundo Beto Preto, o Estado deve iniciar as novas estratégias assim que chegarem as doses destinadas para este fim.

ADOLESCENTES

A inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunizações (PNI) teve formalização pelo Ministério da Saúde por meio da nota técnica nº 36/2021.

A orientação do governo federal determina que utilizem exclusivamente o imunizante Comirnaty, da fabricante Pfizer. Desse modo, obedecendo a seguinte ordem de prioridade: deficiências permanentes, comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e, por fim, adolescentes sem comorbidades.

Por fim, o documento considera que o avanço da vacinação no País permitiu a conclusão da vacinação dos grupos prioritários e que há previsão de que até 15 de setembro a pasta conclua o envio de doses suficientes para vacinar 100% da população maior de 18 anos com pelo menos a primeira dose.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.