A Defesa Animal de União da Vitória fez no decorrer desta semana 10 atendimentos de situações de maus-tratos envolvendo cavalos no município. Assim, o número é um dos maiores dos últimos meses, e chamou a atenção até mesmo da equipe da Defesa Animal.
De acordo com a coordenadora da Defesa Animal, Lais Boiko, somente nesta semana a equipe atendeu 30 chamadas, sendo que dessas 10 se referiam a cavalos abandonados ou em situação de maus-tratos. Conforme Lais, nos casos que envolvem o animal, a equipe vai até o local e verifica a situação. Desse modo, faz o recolhimento e quando o cavalo está em situação assim, a Polícia Militar autua o responsável pelo animal.
COMO FUNCIONA?
Para retirar o cavalo recolhido, o responsável deve pagar uma multa. “Caso haja reincidência e o cavalo seja novamente recolhido, ele recebe atendimento e vai para uma fila de adoção e é repassado para um novo responsável”.
A coordenadora também explicou que a Defesa Animal faz a castração, e, o atendimento de animais em situação de maus-tratos ou que precisam de veterinário. O processo disponibilizado para as famílias de baixa renda do município. O atendimento ou denúncias ocorre pelos telefones (42) 3522-3266 e (42) 98426-3912.
Leia outras notícias no Portal RSN.