22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

‘Águas da Serra’ investe na preservação da bacia do Rio das Pedras

Projeto 'Aguas da Serra' será lançado nesta quarta (22), às 14h, na Comunidade Betânia em Guarapuava, para cuidar do manancial de Guarapuava

rio-das-pedras1

Bacia do Rio das Pedras (Foto: Arquivo/RSN)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em Guarapuava lança, nesta quarta (22), o projeto ‘Águas da Serra’. Será às 14h, na Comunidade Betânia, na localidade chamada de ‘Guabiroba’. O lançamento marca o Dia da Árvore, comemorado nessa terça (21).

De acordo com o secretário Celso Araújo, o projeto conta com R$ 2,7 milhões para ações de preservação da bacia do Rio das Pedras, manancial de água que abastece Guarapuava. Esse dinheiro veio do Fundo de Desenvolvimento, parceria entre os ministérios do Meio Ambiente e da Justiça.

Conforme Celso Araújo, a bacia do Rio das Pedras conta com 30 mil hectares de área, o que equivale a 10% do território do município. “São 112 nascentes que precisam ser preservadas”. Para isso, as ações preveem o cascalhamento com pedra irregular de 5,5 quilômetros para evitar a erosão, assim como o plantio de 100 mil mudas de espécies nativas. Além de projeto de educação ambiental junto aos moradores e às indústrias existentes nessa Região. “Há fontes poluidores e que precisam ser cessadas”.

IMPACTOS

A bacia do Rio das Pedras, segundo pesquisas das acadêmicas da Unicentro Patrícia Ferreti Teodoro e Ariodari Francisco Santos, tem sofrido ao longo do tempo impactos provocados, principalmente, pela população ribeirinha, indústrias e trânsito da BR-277, além de atividades agropecuárias, exploração de madeiras, piscicultura, turismo ecológico e chácaras.

Entretanto, os cuidados para a preservação da bacia do Rio das Pedras precisam ser permanentes. Além de abastecer o município com água tratada por meio da Sanepar, Guarapuava possui a segunda melhor qualidade de água do Paraná. “Perdemos apenas para Região Oeste, que tem o manancial dentro de um parque ambiental”. Conforme Celso Araújo, isso significa maior rapidez no abastecimento de água nas torneiras das casas. Além de maior pureza, já que precisa de menos produtos químicos.

A maior riqueza que Guarapuava possui é a nossa água. Por isso, temos um cuidado especial com a Bacia do Rio das Pedras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.