O espaço já divide território com a Creche Santa Terezinha e com o Ginásio de Esportes Aldebaran Faria. Também é muito próximo ao Colégio Estadual Tupy Pinheiro. Mas agora a Praça Padre Paulo Tschorn, ou a popular Praça Santa Terezinha, ganha novo formato. Localizada em frente à Matriz consagrada à “Santa das Rosas’, na avenida Moacir Silvestri, a praça vai sediar a sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Além de ser a sede também da Casa da Mulher Brasileira.
Trata-se de um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. Entretanto, o envolvimento de acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, proporcionou a elaboração do projeto. Conforme a Prefeitura de Guarapuava, a parceria envolveu o Centro Universitário Campo Real.
CONCURSO
De acordo com a proposta, o projeto é a transformação em uma praça transversal. E agora, após um mês do lançamento desse desafio, o resultado está aí. O trabalho que teve maior número de votos tem a assinatura dos acadêmicos Joscélia Zachetko Ferreira, Rafaela Gonçalves Rosetti, Gilberto Carraro e Laura Nogueira Motta.
Assim, a nova sede da Secretaria terá salas voltadas para o desenvolvimento profissionalizante de mulheres. São sala para costura, laboratório de desenvolvimento tecnológico, multiuso, panificadora e cozinha. No entanto, a Casa da Mulher Brasileira terá espaços para eventos culturais e economia solidária, de relaxamento, lazer e atividades físicas.
Agora, o projeto vai ser adaptado às demandas exigidas. Em seguida, encaminhado para avaliação da secretaria de Planejamento e Urbanismo. Somente depois, será feita a licitação das obras.
Leia outras notícias no Portal RSN.