O mês de outubro é destinado à conscientização das mulheres e da sociedade em geral sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero. E os dados em Guarapuava alertam para o perigo da doença. Só neste ano até o mês de setembro, 14 mulheres perderam a vida para o câncer de mama no município. E outras 13 morreram vítimas do câncer do colo do útero.
Em comparação com 2020 inteiro, as mortes registradas em Guarapuava por câncer de colo do útero em nove meses praticamente dobraram. Isso porque de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado sete mulheres morreram por causa da doença. Ainda em comparação a 2020, o câncer de mama matou 18 mulheres.
Além disso, neste ano já foram feitos 2.600 exames de prevenção ao câncer do colo do útero. Destes, 87 apresentaram alterações no resultado. Assim, as pacientes recebem acompanhamento pela Clínica da Mulher.
CAMPANHA OUTUBRO ROSA
Para levar informação sobre a importância da prevenção, nesta terça (5), começa a programação da Campanha Outubro Rosa no município. Assim, hoje (5), às 19h30 ocorre uma palestra no Teatro Municipal, com o professor doutor Jan Pawel Pachnick, que é ginecologista e mastologista pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.
De acordo com a Secom, a explanação terá foco na prevenção e rastreamento do câncer de mama. Além disso, entre as atividades que devem ocorrer durante todo o mês, está programado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o agendamento de mamografia e preventivos para as mulheres.
Porém, no terceiro sábado (16) do mês, ocorre o Dia D da campanha. Assim, em todas as UBSs e na Clínica da Mulher, das 8h às 17h, serão feitos os exames. Mas precisa ter agendamento prévio. Para saber a programação completa, clique aqui.
SERVIÇO
Por fim, o Teatro Municipal de Guarapuava, está localizado na rua Padre Chagas, número 3.151, no Centro.
Leia outras notícias no Portal RSN.