Neste mês de outubro, a Secretaria Municipal e Saúde de Guarapuava integra as ações da Campanha Nacional de Multivacinação. A campanha pretende proteger crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) com as vacinas que estão atrasadas ou faltando. Desse modo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão aplicando as vacinas previstas, em dias diferentes aos da imunização contra a covid-19.
No dia 16 de outubro haverá o ‘Dia D’ de vacinação no Cisgap. A mobilização reforça a importância da vacinas para evitar doenças como o sarampo, febre amarela, rubéola e varicela. De acordo com o médico Hiagor Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica, as taxas de vacinação caíram muito nos últimos dois anos por causa da pandemia. Por isso é importante que as famílias busquem as UBS’s para completar a carteirinha de vacinação.
“Acreditamos que a pandemia dificultou ainda mais o acesso aos locais, restringindo os atendimentos e impedindo que as pessoas saíssem de casa. Por isso que estamos tendo essa campanha, para que quem não se imunizou completamente possa tomar suas vacinas”.
VACINAS
As vacinas disponibilizadas são BCG, Hepatite A e B, Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Penta (DTP/Hib/Hep B) e Febre amarela. Além dessas, Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano) e Meningocócica C (conjugada). E ainda, VOP (Vacina Oral Poliomielite), SCRV (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Por fim, precisa levar um documento da criança e carteirinha de vacinação. Os moradores devem buscar a UBS mais próxima da residência para saber em quais dias há vacinação ou se dirigirem ao Cisgap no ‘Dia D’.
Leia outras notícias no Portal RSN.