22/08/2023
Cotidiano Saúde

Paraná chega a 99% da população adulta vacinada contra a covid-19

São 8.322.493 imunizados com a primeira dose ou dose única no Estado. O número representa 99,16% da população acima de 18 anos

vacinao-contra-covid-19_51330873013_o_0

Vacinação teve início em janeiro (Fotos: Myke Sena/MS)

A Saúde do Estado confirmou que neste sábado (9), o Paraná chegou à marca de 99,1% da população acima de 18 anos vacinada contra a covid-19. De acordo com as informações, são 8.322.493 pessoas que receberam a primeira dose ou dose única. Deste mesmo público, 66,27% já estão com o esquema vacinal completo.

Desse modo, o número de doses aplicadas e registradas na base do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 14.222.723. Para o secretário de saúde, Beto Preto, a reta final da vacinação contra o coronavírus é o resultado de um trabalho conjunto entre os governos federal, estadual e os municípios, além de todos os envolvidos no processo de imunização.

“Estamos quase lá. Cada aumento da cobertura vacinal é motivo de comemoração. Uma pequena minoria de menos de 2% que ainda não se vacinou, deve procurar uma unidade de saúde. Assim, o avanço da imunização contra a doença reflete diretamente nos índices de infecção e internamento, que estão cada vez mais baixos”.

Além disso, no levantamento sobre os imunizantes que chegaram ao Paraná por meio do PNI, e que garantiram 99% de cobertura vacinal. Assim, mais de 17 milhões de doses foram entregues no Estado e distribuídas aos 399 municípios. Por fim, a população vem sendo contemplada com vacinas da CoronaVac/Instituto Butantan,  AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson, está última que utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.