22/08/2023



Saúde

Emergências lotam hospitais no final de semana

O fechamento das unidades de saúde, com exceção das duas unidades de atendimento integral, em Guarapuava durante do feriadão de Carnaval aumentou a demanda de atendimento nos hospitais São Vicente de Paulo e Santa Tereza.
Os dois hospitais que já enfrentam problemas e que foram agravados como fechamento do Hospital Estrela de Belém, não sabem o que fazer para fazer frente à demanda de Carnaval.
“O atendimento aumentou muito e a situação ficou crítica a partir de sexta-feira que foi um dia bem tumultuado. No sábado e neste domingo também não está sendo fácil, principalmente, nas situações de emergências”, disse Elisângela, uma das plantonistas do Hospital São Vicente na noite deste domingo (6).
A situação é ainda mais complicada no Hospital Santa Tereza onde no domingo à noite já não havia leitos disponíveis.
“Posso dizer que a nossa demanda aumentou em 85% no sábado e no domingo e hoje não temos mais leitos”, afirmou a plantonista Itamara, da noite de domingo. A demanda maior é no pronto-socorro e na maternidade.
Na Urgência Municipal localizada no Jardim Pérola do Oeste a situação não é diferente. “Não paramos um minuto. A procura aumentou bastante neste final de semana porque o atendimento foi centralizado aqui”, disse uma das funcionárias.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo