22/08/2023


Guarapuava Mundo

Dubai é um lugar místico e cheio de curiosidades, diz jornalista

Durante a Expo Dubai, o Cilla Tech Park explora os estandes de vários países e relata um pouco do que é a maior exposição do mundo

dubai-1280x640

Conforme a Exposição, Dubai se abre para o mundo (Foto: Pixabay)

*Por Fabio Forni/Cilla Tech Park, direto de Dubai

Dubai é, sem sombra de dúvidas, um lugar místico e cheio de curiosidades a serem exploradas. Além disso, é um local que carrega um pouco de cada continente em sua formação. Seja em questões empresariais, locais e até na população que reside e trabalha na cidade. Assim sendo é possível encontrar diversas etnias próximas, e até mesmo de outros continentes.

A Expo Dubai possibilitou a oportunidade de imersão na cultura de mais de 190 países, aprendendo um pouco sobre a história de cada um. Conhecendo a forma de se pensar no futuro, sempre atrelado ao desenvolvimento da população do planeta.

Dessa forma, após visitar alguns pavilhões da feira, a assessoria do Cilla Tech Park separou alguns exemplos para ilustrar um pouco do que é possível encontrar na Expo Dubai. Além de curiosidades que cercam o dia a dia da cidade.

PAVILHÕES EXPO DUBAI 2020

Alguns um pouco mais discretos, outros um pouco mais chamativos. Cada delegação trouxe um pouco do país para os corredores dos mais de 400 hectares de área utilizada para a feira. O que desperta a curiosidade e atenção a cada olhar. Apesar de contar com 192 pavilhões, separamos quatro para ilustrar essa sensação de surpresa e deslumbramento.

SUÍÇA

Suíça (Foto: Fábio Forni/Cilla Tech Park)

Terra conhecida mundialmente pelo chocolate, relógios e outros tantos produtos, além é claro, de ser o berço de diversos nomes consagrados no meio da ciência e sociedade. Para a experiência do visitante ser carregada de emoção, o pavilhão suíço inovou trazendo os Alpes para perto do público. Para isso montou uma instalação onde é possível sentir o vento úmido. E isso enquanto caminham de forma íngreme assistindo a projeções dos Alpes Suíços nas paredes, surreal. Além disso, a delegação espalhou fatos e provocações quanto ao futuro, alertando e informando os visitantes. Uma baita experiência!

MONACO

Monaco (Foto: Fábio Forni/Cilla Tech Park)

Apresentando todos os lados do país, desde a parte de pesquisa, até aspectos que convergem entre cultura e comportamento, o pavilhão de Monaco é algo estonteante. Logo na entrada já é possível perceber a forma intrigante de se trabalhar com caleidoscópios. Logo em seguida, partilhando um pouco dos pontos estratégicos do país que são: exploração de ecossistemas polares; urbanização sustentável; desbravamento do oceano; conectar mentes; transição de energia; proteção para os recifes de corais e inspiração para as artes e a cultura. E finaliza a experiência com um show de projeção, mostrando todo o caminhar de Monaco até os dias atuais. Incrível!

ARÁBIA SAUDITA

Arábia Saudita (Foto: Fábio Forni/Cilla Tech Park)

Como não poderia ser diferente, o pavilhão da Arábia Saudita é um show à parte. Começando pela arquitetura diagonal, a visita te faz embarcar, metaforicamente, em um trem com partida no passado, e chegada num futuro não tão distante. Ao subir de escada rolante para o piso superior, nas laterais a história ganha forma e força, apresentando toda a grandiosidade arquitetônica e majestosa de palácios e paisagens. Chegando no topo, paisagens do reino arábico tiram o fôlego do visitante. Uma experiência única!

BRASIL

Brasil (Foto: Fábio Forni/Cilla Tech Park)

Queridinho na Expo Dubai 2020, o pavilhão do Brasil traz um pouco do que é a nossa harmonia de viver. Concentrado dentro de uma grande estufa, ao entrar o visitante já se depara com um grande lago artificial, no qual é permitido tirar os sapatos e relaxar os pés por quanto tempo quiser. Além disso, foram espalhadas redes e balanços para tornar ainda mais relaxante a passagem pelo nosso pavilhão.

Concentrando a parte informacional no andar de cima, estão todos os parceiros e empresas que tornaram possível a ida do país até a feira mundial. E aí, bora molhar os pés?

VOCÊ SABIA?

Como já dito, Dubai é uma terra de curiosidades e descobrimentos. Isso muito se dá, pelo fato de ser outra cultura, outros costumes, e outras maneiras de se enxergar o mundo. Tudo isso atrelado à religião, opinião e comportamento. Em poucos dias já foi possível localizar algumas diferenças que chamaram a atenção da delegação guarapuavana. Listamos algumas para vocês conhecerem um pouco dos costumes aqui de Dubai.

* O maior prédio do mundo está em Dubai. Isto mesmo, o Burj Khalifa. Conhecido como o maior prédio do mundo, tem 828 metros de altura e 160 andares. Pouca coisa, né?

*O maior shopping center do mundo também está em Dubai. Com mais de 500 mil metros quadrados, 1200 lojas, 280 restaurantes e 22 salas de cinema. Fica difícil desbravar o Dubai Mall em apenas um dia.

*É proibido mascar chiclete no metrô de Dubai. Isto mesmo, ingerir alimentos ou mascar chicletes dentro dos metrôs de Dubai, pode custar uma multa de 100 Dirhams, cerca de R$ 70 para os desavisados.

*Chuvas programadas por drones. Por conta do tempo muito seco e quente de Dubai, drones foram utilizados para fazer chover na cidade, e trazer um pouco de sensação de alívio. Dubai já contabiliza mais de 130 chuvas programadas para auxiliar nos dias mais quentes da cidade.

*Cada dia em Dubai é uma surpresa e um aprendizado novo. Continue acompanhando os conteúdos no Portal RSN diretamente da Expo Dubai 2020.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo