Promover ações para contribuir com o crescimento e o desenvolvimento de Guarapuava, e consequentemente do Paraná. Esse é um dos, se não o mote mais importante da ‘Paraná Business Experience 2021’. A missão tem como objetivo estreitar laços entre o Estado e instituições internacionais, sobretudo dos Emirados Árabes Unidos.
Apresentando ‘cases’ ligados aos segmentos de alimentos, bebidas, agronegócio, papel, madeira, celulose, ‘wellness’ e municípios, as rodadas abriram espaço para empresas guarapuavanas se apresentarem, e mostrarem para que vieram nesta missão. Assim sendo, uma das premissas do Paraná, é se destacar ainda mais quando o assunto é sustentabilidade e oportunidades.
De acordo com o Governo, fazendo com que a missão dentro da Expo Dubai 2020, seja de sintonia também com o objetivo de tornar o Paraná em um ‘hub ‘logístico da América do Sul.
Conforme o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a missão Paraná Business Experience 2021 chega para dar ainda mais visibilidade para o Estado.
É muito difícil o investidor entender o que acontece em cada região do Brasil. E quando temos a oportunidade de apresentar o que o Paraná tem de bom, as grandes empresas que nós temos, o potencial de cada Região, automaticamente desperta uma curiosidade muito positiva para fazer negócio e investir no nosso Estado.
Também à frente da missão, e tornando toda a logística possível, a ‘Invest Paraná’, enxerga na oportunidade, uma possibilidade de potencializar as negociações. Além do intercâmbio entre culturas e negócios para fora e dentro do Brasil. Com a certeza de sucesso, o Diretor-Presidente da Invest Paraná, José Edurdo Bekin, ressalta a satisfação logo no primeiro dia.
“Nós já sabíamos que tínhamos que vir aqui e mostrar a marca Paraná, mas que marca é essa? É a marca de um governo sólido, de um governo transparente, de um governo que acredita na indústria e acredita nos empresários”. De acordo com o diretor, está ocorrendo o fomento da tecnologia, da inovação, do desenvolvimento e da empregabilidade.
“Por isso o Estado chegou aos números que temos hoje. Está sendo uma surpresa para nós a procura, e os empresários já no primeiro dia estão felizes”.
GUARAPUAVA EM DUBAI
Apresentando todo o potencial sustentável, logístico e vertical, Guarapuava também está bem representada na missão Paraná Business Experience 2021. Todo esse reconhecimento caminha diretamente de encontro com empresas que estão representadas na Expo Dubai.
Conforme a missão guarapuavana, uma das empresas que tem esse destaque, é a Repinho Reflorestadora Madeiras e Compensados, que sempre carregou no leque de ações, a sustentabilidade e o bem-estar social. De acordo com o empresário Odacir Antonelli, presidente do Grupo Repinho, poder representar o setor madeireiro é uma satisfação.
Me senti privilegiado de estar aqui nesse meio lunático, meio transformador do mundo. Mas principalmente, de representar o Paraná e Guarapuava. Dizer para o mundo que o Brasil é um grande produtor de madeira. E que produz madeira certificada, que preserva o meio ambiente, e que tem compromisso com a natureza e também, compromisso social.
No entanto Guarapuava está caminhando para se tornar destaque em inovação e tecnologia. Com artífices ligados ao Vale do Genoma, e também ao Cilla Tech Park, é de suma importância que o mundo conheça as pesquisas que ocorrem nos laboratórios.
Desta forma, o ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, ressalta a importância de Guarapuava estar presente neste tipo de evento. Conforme Cesar Filho, é uma outra face de Guarapuava que está em construção.
Hoje, para todos os players que estiveram aqui, que não foram só internacionais, mesmo os do Brasil, já começam a enxergar Guarapuava como além de uma cidade produtora de madeira e de cereais, mas também uma cidade produtora de inovação e tecnologia.
CULTURA DO MATE
Uma das culturas mais importantes e lucrativas da Região de Guarapuava é a cultura da erva-mate. Para a Expo Dubai 2020, uma comitiva de ervateiras embarcou na missão de construir pontes. Assim sendo, está sendo apresentado o processo de produção. De acordo com a gerente de vendas da ervateira Verdelândia, Dayana Lubian, é um desafio participar das rodadas de negócio do Paraná Business Experience 2021.
“Está sendo uma grande oportunidade. Eu acredito que o nosso produto é muito bom, saudável, produto não alcoólicos. E temos capacidade de explorar o mundo”.
(*Continue acompanhando os conteúdos no Portal RSN, diretamente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos)
Leia outras notícias no Portal RSN.