O Paraná foi o primeiro estado a firmar compromisso com o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) do governo federal. Conforme o projeto, as metas buscam reduzir o índice de mortos no trânsito. Para isso, o projeto conta com estratégias que alinham o Brasil à agenda global de segurança viária.
Assim, o projeto reforça o compromisso de reduzir no mínimo 50% das mortes no trânsito brasileiro dentro de um período de 10 anos. No Paraná, a adesão do plano ocorreu em 20 de setembro, na Semana Nacional de Trânsito. Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o projeto é essencial.
É uma iniciativa importante para nossa meta de reduzir vítimas do trânsito, o que é a prioridade nesta área, e que consequentemente reduz custos com saúde pública.
Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito, as ações previstas no novo Pnatrans pretendem preservar 86 mil vidas. Além disso, o projeto também busca aumentar em 20% a participação de pedestres e ciclistas na mobilidade urbana do Brasil.
Por fim, o governo tem responsabilidade de promover os sistemas seguros em todas as esferas. As ações devem evitar que erros cometidos no trânsito resultem em mortes ou ferimentos graves. A intervenção deve abordar desde a infraestrutura até o socorro às vítimas.
Leia outras notícias no Portal RSN.