22/08/2023


Guarapuava Saúde

Tendas de vacinação comemoram mais de 200 mil atendimentos

O ato contou com a presença de representantes da Administração Pública e parte da equipe responsável em Guarapuava

Encerramento-Central-de-Vacinação-10

Atendimentos vacinação (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Ocorreu em Guarapuava uma cerimônia para marcar a desativação da Central de Vacinação localizada na Praça Cândido Xavier. O ato contou com a presença de representantes da Administração Pública e parte da equipe responsável pela aplicação das doses durante os quase nove meses de funcionamento do local. Foram mais de 200 mil atendimentos nesse período com aplicação de primeiras, segundas e terceiras doses.

A Diretora da Vigilância em Saúde e coordenadora da Campanha Guarapuava Imunizada, Chayanne Andrade, destacou que a Central foi montada com o intuito de, além de evitar os famosos fura-filas, garantir que nenhuma dose de imunizante fosse desperdiçada. “Cada vacina era uma vida que a gente estava tentando salvar. Então, nosso objetivo foi montar a central de vacinação para que a logística fosse favorecida. E, com certeza, foi. Isso ficou comprovado pelos números, na comparação com outros municípios e outras regiões”.

Entre estagiários de instituições de ensino superior e cursos técnicos, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Trânsito e outros parceiros, cerca de 500 profissionais passaram pelas tendas. O secretário de Saúde, Jonilson Pires, evidenciou o trabalho dessas pessoas, muitos de forma voluntária.

A mensagem final é que o que foi feito aqui vai ficar para a história, apesar de todos os contratempos. Vocês provaram o que é ter esse olhar de empatia, na prática, vivenciando. Essa imensidão emocional, para muitas pessoas não foi mais que nossa obrigação, mas então podemos bater no peito e falar que cumprimos nossa obrigação. Nós, como profissionais de saúde, temos sempre que pensar de maneira ampla, para que a humanidade cresça em seus valores, porque nós temos o papel de mudar a trajetória da vida das pessoas.

Conforme a Deputada Estadual Cristina Silvestri, que esteve presente, há uma importância da ciência e do investimento em pesquisa. “Nós temos que continuar acreditando em Deus em primeiro lugar e acreditando na ciência. E investindo em pesquisa, porque ela que nos salvou e vai continuar salvando as próximas gerações”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo