22/08/2023


Paraná Saúde

Uso de máscara pode deixar de ser obrigatório no início de 2022

Em entrevista, Beto Preto afirma que a decisão só será tomada se o Paraná se manter nesse ritmo. Até lá, a máscara ainda é necessária

beto preto

Conforme o secretário, a medida deve levar em conta o controle da pandemia (Foto: Américo Antonio/Sesa)

Sejam descartáveis, N95 ou até de tecido, as máscaras fazem parte do nosso dia a dia por causa da pandemia. Mas há uma possibilidade de não serem obrigatórias em breve no Paraná. Nesta terça (19), em entrevista a um programa de televisão, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que a medida já está em planejamento.

Estamos estudando a melhor forma de deixarmos de exigir as máscaras. Se tudo continuar neste ritmo, acredito que poderemos deixar de exigir as máscaras a partir do início do ano que vem. Ainda neste ano, acho muito difícil.

Para isso acontecer, o cenário de covid-19 precisa ser favorável. De acordo com o Governo, a semana passada apresentou queda na média móvel de casos pela quinta vez seguida. Portanto, o Estado completa três semanas consecutivas com menos de 10 mil casos confirmados.

Por enquanto, Beto Preto ressaltou a importância de manter o uso das máscaras. “Sem as máscaras, com certeza teríamos muito mais casos e mortes por conta do coronavírus”. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o acessório é essencial no combate ao vírus.

AVANÇO NA IMUNIZAÇÃO

Além disso, o secretário confirmou a entrega de 318.240 doses de vacina contra a covid-19. A nova remessa chega ao Paraná na noite desta terça (19). Desta vez, o lote será destinado aos adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades e de grupos prioritários. Por fim, esta é a primeira remessa do Governo Federal direcionada aos adolescentes em geral.

(*Com informações do Portal RIC MAIS)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo