O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cassou o diploma do deputado estadual Everton Marcelino de Souza, o Subtenente Everton. Além dele, o suplente de deputado federal Antonio Carlos da Silva Figueiredo também teve o diploma cassado. Ambos são do PSL-PR. A decisão ocorreu na sessão dessa terça (19).
De acordo com a denúncia de um eleitor, eles receberam doação de campanha por parte da Associação dos Militares da Reserva, Reformados e Pensionistas das Forças Armadas do Paraná. Assim sendo, por se tratar de pessoa jurídica, configurou conduta vedada pela legislação eleitoral. A lei proíbe o financiamento eleitoral por parte de instituições privadas. Eleitos em 2018, o Ministério Público Eleitoral os acusou por captação e gastos ilícitos de recursos naquele pleito.
Conforme a decisão da Corte há a determinação para a imediata comunicação ao TRE-PR para que proceda à retotalização das eleições para os cargos de deputado estadual e federal do estado. Assim, os votos dos dois ficarão nulos, segundo o relator ministro Luis Felipe Salomão.
Leia outras notícias no Portal RSN.