A Secretaria de Assistência Social de Irati lançou o programa “Cidade Amiga do Idoso” na tarde de hoje (25). Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o programa tem o objetivo de incentivar o município a adotar medidas para o envelhecimento saudável.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, esta ação traz uma mudança rumo a uma sociedade que permite o envelhecimento saudável. “Uma cidade amiga permite o protagonismo social e fomenta o sentimento de coletividade, resultando num futuro melhor para todos”.
CIDADE AMIGA
Desde 2008, a OMS certifica as cidades que melhoram as estruturas, serviços e acessibilidade. Além disso, as cidades devem promover a inclusão da população idosa. Por fim, 18 cidades brasileiras estão inseridas na rede.
No entanto, 12 cidades receberam o título no Paraná. Sendo assim, Irati fará parte de uma rede global composta por 44 países e 1.141 cidades focadas em melhorar a qualidade de vida no envelhecimento.
GUARAPUAVA
No dia 30 de agosto de 2019, a Prefeitura de Guarapuava anunciou que a cidade passou a fazer parte do programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, do Governo Federal. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social passou a desenvolver atividades para melhorar a atenção às pessoas idosas.
Leia outras notícias no Portal RSN.