22/08/2023
Esportes Paraná

Estado entrega 160 cadeiras de rodas para a prática de paradesporto

De acordo com as informações, 12 municípios com 16 projetos diferentes receberam os equipamentos. Entre eles, Guarapuava

160 cadeiras de rodas foram entregues por meio do Plano Paraná Mais Cidades para a prática do paradesporto no Paraná

normal_IMG_8995

160 cadeiras de rodas foram entregues por meio do Plano Paraná Mais Cidades para a prática do paradesporto no Paraná

De acordo com as informações, 12 municípios com 16 projetos diferentes receberam os equipamentos. Entre eles, Guarapuava (Foto: Thiago Chas/Paraná Esporte)

O Plano Paraná Mais Cidades (PPMC) entregou 160 cadeiras de rodas para a prática de paradesporto no Estado. O programa busca incentivar pessoas com deficiência a buscarem atividades esportivas. Dessa forma, o público-alvo são crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Conforme informações da Agência Estadual de Notícias, há 12 cidades beneficiadas com 16 projetos diferentes, entre elas Guarapuava. Os projetos são de basquete, quad rugby, tênis e handebol em cadeira de rodas. Além de projetos de iniciação. De acordo com o superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski, o desenvolvimento do esporte paralímpico é uma prioridade no Estado.

Temos um convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro no sentido de capacitar professores nas escolas para que recebam a criança com deficiência. E, assim, elas tenham o primeiro contato com o paradesporto, que vai gerar inclusão.

Além disso, as ações do projeto incluem implementação de kits multimodalidades paradesportivas e capacitações. O valor de cada kit é estimado em R$ 50 mil. Dessa forma, já foi gasto cerca de R$ 800 mil com o programa.

Também há parcerias com o Conselho Regional de Educação Física (Cref) e com as instituições de Ensino Superior para a capacitação de profissionais e acadêmicos. Bem como para projetos de extensão e otimização de campos de estágio na área.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.