O Plano Paraná Mais Cidades (PPMC) entregou 160 cadeiras de rodas para a prática de paradesporto no Estado. O programa busca incentivar pessoas com deficiência a buscarem atividades esportivas. Dessa forma, o público-alvo são crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
Conforme informações da Agência Estadual de Notícias, há 12 cidades beneficiadas com 16 projetos diferentes, entre elas Guarapuava. Os projetos são de basquete, quad rugby, tênis e handebol em cadeira de rodas. Além de projetos de iniciação. De acordo com o superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski, o desenvolvimento do esporte paralímpico é uma prioridade no Estado.
Temos um convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro no sentido de capacitar professores nas escolas para que recebam a criança com deficiência. E, assim, elas tenham o primeiro contato com o paradesporto, que vai gerar inclusão.
Além disso, as ações do projeto incluem implementação de kits multimodalidades paradesportivas e capacitações. O valor de cada kit é estimado em R$ 50 mil. Dessa forma, já foi gasto cerca de R$ 800 mil com o programa.
Também há parcerias com o Conselho Regional de Educação Física (Cref) e com as instituições de Ensino Superior para a capacitação de profissionais e acadêmicos. Bem como para projetos de extensão e otimização de campos de estágio na área.
Leia outras notícias no Portal RSN.