Os tons azuis em novembro trazem atenção à saúde masculina. Neste mês, o objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) propõe como tema este ano: “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima”.
Por isso, a campanha vai ajudar no fortalecimento do acesso dos homens a Atenção Primária à Saúde (APS), mantendo a população masculina mais próxima dos serviços. Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o propósito não é apenas em novembro, mas ao longo de todo o ano.
Precisamos atender os homens em suas dificuldades em cuidar da saúde. E evitar que tantos morram pela simples falta de informação. Muitas vezes, os homens com câncer de próstata procuram os serviços de saúde com a doença já em estágio avançado.
Atualmente, a população masculina no Paraná é estimada em 5,6 milhões de pessoas. Estima-se que entre 2020 e 2022 possam surgir mais de 35 mil novos casos de câncer a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), os tipos mais frequentes entre os homens são de pele e de próstata.
Por isso, os programas da Atenção Primária do Paraná contemplam a população masculina em todas as faixas etárias. Desde 11 aos 14 anos, com destaque para a vacina do HPV. Além dos programas Tabagismo e Vida no Trânsito voltados para os fatores externos que causam a morte de homens, como acidentes, violência e vícios.
NOVEMBRO AZUL
O movimento teve origem em 1999 e chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia. Para chamar ainda mais a atenção para a causa, o dia 17 de novembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Leia outras notícias no Portal RSN.