O Paraná é o líder no quadro total de medalhas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2021. O Estado conquistou 79 medalhas na Cidade Olímpica no Rio de Janeiro, desde 29 de outubro até o fim da competição, nessa sexta (5).
De acordo com a coordenadora geral dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon Moreira, o local contribuiu para a emoção na competição. “Disputar nos mesmos locais onde nossos atletas olímpicos também estiveram, foi um fator estimulante. Nosso xadrez conquistou três ouros, maravilhoso!”
Já nas modalidades coletivas as estrelas foram o futsal masculino, representado pelo Colégio Drummond, de Cianorte, que ficou com o vice-campeonato da série ouro. Assim como também as meninas do voleibol do Colégio Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon.
Além disso, o atletismo se sobressaiu com 16 medalhas. Entretanto, os nadadores vieram logo em seguida, e alcançaram quatro ouros, sete pratas e três bronzes. Ana Carolina Ferrari Ghellere se destacou na água. “Treinei muito para os JEBS. Foram momentos únicos e incríveis, tanto dentro quanto fora da água”.
Desse modo, foram 22 medalhas de ouro, 27 de prata e 30 de bronze. E assim, a delegação paranaense ficou na primeira colocação seguida por São Paulo e Santa Catarina. Na competição, o Paraná compareceu com uma das maiores delegações do JEBS, disputando 17 modalidades. Por fim, 218 atletas representaram o Estado, além de 66 integrantes da equipe técnica.
Leia outras notícias no Portal RSN.