Nas últimas horas, Guarapuava não registrou novos casos de covid-19 e nem mortes provocadas pela doença. De acordo com o boletim divulgado pela Saúde Municipal neste domingo (7), três pacientes se recuperaram da doença. Agora, existem apenas 28 casos ativos, que são pessoas com alto potencial de contaminação.
No entanto, uma pessoa aguarda o diagnóstico do exame, somando nove casos em investigação. Além disso, o bandeiramento permanece amarelo, mas mudou nesse sábado (6) para a matriz de risco 1. Anteriormente estava em 5.
NOVAS MEDIDAS
Com a desaceleração do números de casos, a Prefeitura de Guarapuava flexibilizou as medidas restritivas da pandemia nessa sexta (5). Por meio do decreto 9067/2021, as regras impostas no sistemas de bandeiramento amarelo foram alteradas.
Entre as principais mudanças, está a retirada do limite de ocupação dos espaços na maioria dos serviços e atividades. Por exemplo, eventos esportivos, feiras e atividades religiosas tiveram a capacidade de público ampliada. Agora, cada atividade e serviço deve seguir os protocolos sanitários específicos.
Assim, conforme a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura, as medidas já estão em vigor e devem ser reavaliadas pela Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Saúde em até 30 dias. Entretanto, a equipe pode modificar as regras nesse período, conforme a situação epidemiológica do município.
NO PARANÁ
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou neste domingo (7) mais 1.279 casos confirmados e cinco mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números incluem meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.
Desse modo, os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 1.556.911 casos confirmados e 40.394 mortos pela doença. Além disso, 306 pacientes estão internados com diagnóstico confirmado de covid-19.
VACINAÇÃO NESTA SEGUNDA (8)
Mesmo com o cenário mais favorável, a prevenção é a principal aliada contra o vírus. Por isso, a população deve continuar não aglomerando, usando máscaras e álcool em gel. Além disso, é importante a imunização com a vacina.
Em Guarapuava, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão aplicando segundas e terceiras doses. Nessa segunda (8), a UBS Adão Kaminski, Guairacá, Palmeirinha e São Cristóvão distribuirão somente vacinas da Pfizer marcadas para até o dia 22 de novembro na carteirinha. Por enquanto, a aplicação do imunizante da Astrazeneca está suspenso.
Para quem precisa tomar a terceira dose, basta procurar as mesmas unidades de saúde. Porém, só completarão o ciclo vacinal, idosos com mais de 60 anos, que estejam vacinados com a segunda dose há mais de seis meses.
Além de imunossuprimidos imunizados há mais de 28 dias e profissionais da saúde de linha de frente, com seis meses ou mais. Por fim, a vacinação funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já no interior, será até as 16h.
Leia outras notícias no Portal RSN.