A programação para comemorar os 70 anos da imigração suábia em Entre Rios já está pronta. De acordo com a definição, serão quatro dias de festa, de 5 a 9 de janeiro de 2022, na Colônia Vitória, sede da Agrária. Conforme o cronograma das atividades, shows com artistas de renomes nacionais estão contratados. Um deles é o sertanejo Daniel que se apresenta no dia 6 às 23h. Também se apresentam Julio Cézar e Montenegro, Tchê Garotos. Além de Carreiro e Capataz, Conrado e Aleksandro. Todos na noite do dia 7. E claro que não pode faltar comida típica regada a muito chope.
No entanto, nos demais dias, apresentações de grupos típicos e bandas alemãs darão o tom da festa. Além disso, lançamentos de livros, inaugurações da Unidade Multigrãos e da Cooperaliança também estão pautadas. Todavia, um dos pontos altos será a inauguração do Centro de Eventos Agrária. “De acordo com o projeto, o Centro terá mais de 12 mil metros quadrados e uso de sistema sustentável. Como mostra o projeto, a obra remonta a arquitetura do primeiro moinho da Agrária. A inauguração ocorre no dia 7 das 13h às 15h.
MEGA ENCONTRO DE TRATORES
Conforme o cronograma de atividades, o dia 7 também contará com o Mega Encontro de Tratores. Conforme a organização, a ideia é reunir cerca de 1,5 mil tratores, o que seria recorde. O encontro vai começar às 8h com fim marcado para às 13h. De acordo com a história da imigração, após a Segunda Grande Guerra, famílias de suábios aportaram no Brasil.
Assim sendo, com auxílio da ‘Ajuda Suíça para a Europa’ e dos governos do Brasil e do Paraná, receberam abrigo. Dessa forma, começaram uma nova trajetória na Região de Entre Rios em Guarapuava. Porém, com o passar das décadas, os 22 mil hectares de terra ocupados pelos pioneiros tornaram-se férteis. E com a fundação da Cooperativa Agrária, revelaram-se uma das maiores forças econômicas da Região.
TRABALHO E PERSEVERANÇA
Essa história marcada por muito trabalho, perseverança, vida em comunidade e preservação da cultura será festejada. Conforme Viviane Schussler, Gerente Agrícola e Social da Agrária, a Fundação Cultural está contribuindo no amparo cultural preservado pelos pioneiros. “Estamos contentes de poder homenagear os nossos pioneiros. Há 70 anos atrás eles tiveram essa coragem e aceitaram o desafio de construir uma nova pátria para as famílias. E hoje nós desfrutamos desse benefício, graças a dedicação e a determinação deles”.
Conforme a coordenação, as cinco colônias que hoje formam Entre Rios cresceram e prosperaram. Entretanto, sempre primando pela educação, vida religiosa e social da comunidade. São elas: Vitória, Jordãozinho, Cachoeira, Socorro e Samambaia.
PROGRAME-SE
Confira a programação completa aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.