Guarapuava terá em breve um posto avançado da Agência do Trabalhador para atender os egressos do sistema prisional. Conforme o coordenador do Complexo Social e vice-diretor da PEG-UP, Rodrigo Alves Fávaro, a implementação está marcada para 16 de novembro.
Além disso, atenderá mais de dois mil egressos, que poderão buscar uma vaga. A ideia é realocar os candidatos no mercado de trabalho. O posto vai funcionar no Complexo Social de Guarapuava, que fica na rua Capitão Frederico Virmond, 1913, no Centro.
O órgão já atua na qualificação profissional por meio de projetos próprios ou encaminhamentos. Porém agora, de acordo com o coordenador, os integrantes do regime com monitoração eletrônica, regime aberto e ou de penas alternativas, podem buscar vagas de emprego que atendam as qualificações deles.
O egresso tem grande dificuldade de ser inserido no mercado de trabalho. Por isso, o Complexo Social oportuniza uma melhor qualificação e escolaridade. Contudo, também existe preconceitos por parte da sociedade e das empresas. Porém, a pessoa que cumpre uma pena nem sempre ela é do crime. Estando no mercado de trabalho formal, o egresso vai ter as garantias das leis trabalhistas e isso ajuda a pessoa a não cometer crimes.
Sendo assim, os 22 servidores do Departamento de Polícia Penal (Deppen) do Estado já estão qualificados para atuar nos postos avançados. Conforme a diretora do Departamento de Trabalho, Suelen Glinski, “os servidores qualificados precisam ter acesso ao sistema de intermediação de mão de obra e captação de vagas junto aos empregadores com o objetivo de inserir os egressos com mais rapidez”.
Além disso, as empresas do município podem participar do programa. Mas desde que considerem a qualificação e experiência profissional de cada candidato. Basta entrar em contato com a coordenação do Complexo Social pelo número (42) 9125-6172.
Por fim, a unidade de Guarapuava está entre as 12 unidades dos Escritórios Sociais que receberão os postos avançados. Curitiba, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Paranavaí, Campo Mourão, Maringá, Ponta Grossa, Cruzeiro do Oeste e Toledo, também estão na programação.
Leia outras notícias no Portal RSN.