22/08/2023
Cotidiano Educação Região

Unicentro coleta óleo de cozinha e estimula proteção ao meio ambiente

O objetivo é descartar o óleo de cozinha sem prejudicar o meio ambiente. Parte do produto vai para a indústria e o restante vira sabão

news_interna_oleo_3082

De acordo com a coordenação do Projeto, o óleo de cozinha é reaproveitável (Foto: Reprodução/AEN)

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desenvolveu uma ação para reciclagem de óleo de cozinha usado. O objetivo é buscar o descarte do produto sem prejudicar o meio ambiente. A iniciativa, do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal (PET Engenharias), fica no Campus de Irati.

De acordo com a coordenadora do PET Engenharias, professora Daniele Ukan, muitas pessoas descartam o óleo na pia, no ralo e no vaso sanitário e é prejudicial ao meio ambiente. “O óleo misturado com água bloqueia as tubulações das redes de esgoto e pode causar problemas nas estações de tratamento. Isso encarece o preço da água distribuída às casas”.

Ainda conforme a professora, o recolhimento correto do óleo vegetal evita a contaminação das águas dos rios e preserva a natureza e as condições de vida. “Cada litro de óleo descartado na pia, por exemplo, pode contaminar até 20 mil litros de água”.

Além disso, o material pode se tornar um novo produto quando descartado corretamente. Isso porque, depois de passar pelo processo de reciclagem há a comercialização de 95% das substâncias oleosas para a indústria de biodiesel (fonte de energia limpa e sustentável). Já o restante dos resíduos vira sabão ecológico.

Para promover a instalação do ponto de coleta, a instituição contou com o apoio do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e da Preserve Ambiental. Essa empresa vai recolher os resíduos a cada quinze dias e dar a destinação correta do material, de acordo com os padrões e as normas legais de preservação ambiental.

ARMAZENAMENTO

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, qualquer gordura, com exceção de óleos usados em motores automotivos, pode ser descartada no ponto de coleta da universidade. Inclusive, os resíduos não precisam ser peneirados e devem ser armazenados em recipientes de plástico. Podem ser garrafas PET e embalagens de detergente, sabão líquido e amaciante de roupas, por exemplo. Todavia, não é recomendável usar embalagens de vidro, pois podem se quebrar durante o transporte.

Por fim, as pessoas que participarem dessa ação receberão uma barra de sabão ecológico para cada litro de óleo deixado no ponto de coleta. O projeto contempla, ainda, o reaproveitamento do óleo utilizado no Restaurante Universitário do Campus da Unicentro em Irati.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.