Mais do que esporte, ciclismo é sinônimo de amizade e diversão em Irati e cada vez mais ganha força entre os praticantes. Por isso, vários ciclistas se reuniram recentemente para demonstrar o amor por esse esporte. Mas não foi uma reunião qualquer. Mais de 50 pessoas se juntaram na cidade para terceira edição do Tweed Ride.
Dessa forma, pessoas de várias idades participaram de um passeio no estilo retrô, relembrando as décadas de 40, 50 e 60. De acordo com Fabiano Oliveira, ciclista da equipe Piru Bikes, a cada edição mais pessoas participam. Além disso, usam bicicletas e trajes de época que chamam atenção de quem acompanha o passeio.
Segundo o Portal Clique, há diversos grupos de amigos que se reúnem para fazer trajetos repletos de belezas naturais no município. O Tweed Ride deste ano percorreu algumas ruas do centro da cidade e foi até o Parque Aquático, onde ocorria o 1º Encontro Cultural de Veículos Antigos.
PRÓXIMA EDIÇÃO
Conforme Fabiano, há previsão de que o passeio ocorra em maio de 2022, com exposição de bicicletas. Neste ano, o Tweed Ride contou com a presença de ciclistas de Teixeira Soares e Curitiba. A maior parte das bicicletas usadas pertence aos ciclistas Marcio Razera, o Piru, e Jaime Kulitch, que é um apaixonado por bikes antigas e tem como hobby a restauração e coleção.
A cada evento o pessoal está mais empenhado em buscar trajes e acessórios para que a caracterização fique mais próxima possível da época.
Junto com as roupas de tweed, os ciclistas usam gravatas, luvas, chapéus e calçados elegantes. Bem como colares, penas e cachecóis. Nas bicicletas é possível ver faróis antigos, para-lamas, bancos de couro, cestinhas, protetor de saia e outros acessórios mais comuns em modelos antigos.
ORIGEM
O nome do passeio tem origem em um tipo de tecido surgido na Grã-Bretanha, o tweed, feito com fios de lã em diferentes padrões e muito utilizado em casacos, ternos e blazers. O primeiro passeio foi em Londres, em 2009. Desde então, passou também a ocorrer em outras cidades do mundo, como São Francisco, Boston, Chicago, Toronto, Paris e outros.
Já a versão brasileira surgiu em Curitiba, em 2010 e ganhou outros lugares, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Chegou a Irati, tendo a primeira edição no encerramento da 1° Exposição de Bikes Antigas em 2017.
(*Com informações do Portal Clique)
Leia outras notícias no Portal RSN.