O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou em Guarapuava que vai conceder reposição salarial aos servidores estaduais. O governador esteve na cidade nessa quinta (17) quando anunciou a liberação de R$ 59,6 milhões para melhorias urbanas. Também entregou 67 carros a 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. Em meio a protesto isolado feito por cerca de 10 integrantes do ‘Levante Popular da Juventude’, o governador disse também que vai antecipar o pagamento do 13° salário.
De acordo com Ratinho Junior, o estudo sobre o reajuste dos servidores está sendo concluído pela Secretaria da Fazenda. “Nossos servidores merecem ter algum tipo de reajuste. Mas claro que temos que cuidar do orçamento do estado”. No entanto, ele não mencionou qual será o percentual da reposição. Mas deixou claro que não será o valor reivindicado pela categoria.
“Não será um reajuste de grande vulto, porque não podemos colocar em risco o caixa do governo. Queremos de alguma maneira fazer com o servidor tenha uma perda menor nesse momento em que a inflação está acima do normal”. Conforme o governador, a mensagem será enviada à Assembleia Legislativa na próxima semana.
MOBILIZAÇÃO
Entretanto, a APP-Sindicato, com o Fórum das Entidades Sindicais (FES) e a União das Forças de Segurança (UFS), fazem um ato na segunda (22). Será às 9h na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, e caminhada até o Palácio Iguaçu. De acordo com a pauta, a categoria quer Ratinho Jr. dê respostas sobre a reposição da inflação nos salários.
Segundo as entidades, sem a reposição desde janeiro de 2016, a defasagem salarial do estado já ultrapassou os 25% em maio deste ano. Todavia, como a projeção da inflação já é de dois dígitos, a previsão dos economistas para 2022 coloca os salários com perdas acima dos 35%.
Leia outras notícias no Portal RSN.