Em memória ao Dia da Consciência Negra comemorado neste sábado (20), manifestantes fizeram um ato contra o atual governo do presidente Bolsonaro em Guarapuava. Assim, o protesto começou às 9h30 na Praça 9 de Dezembro no Centro da cidade.
De acordo com o militante da União da Juventude Comunista (UJC), o movimento deste ano tem a palavra de ordem ‘Fora Bolsonaro Racista’.
Durante o governo Bolsonaro a política racista apenas se intensificou, com o aceleramento das reformas ultraliberais. Além da sabotagem do combate à pandemia, incluindo a destruição dos direitos trabalhistas, das estatais, dos órgãos de regulação e demais conquistas da classe trabalhadora. Isto coloca a nossa juventude negra, que já vivia o desemprego mais intensamente, ainda mais precarizada, adoecida e desassistida.
Desse modo, a manifestação é organizada pelo Comitê de Luta Unificado de Guarapuava. Por fim, o comitê é composto pela União da Juventude Comunista (UJC), Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), Levante Popular da Juventude, Partido dos Trabalhadores (PT), Sindicato dos Correios (SINTCOM) e demais organizações e lideranças.
Leia outras notícias no Portal RSN.