22/08/2023

Projeto orienta descarte correto de medicamentos

imagem-24407

Aliada ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-deira (22),  e às freflexões sobre o meio ambiente, a Rede de Farmácias Trajano lançou o programa Descarte Consciente, uma iniciativa da farmácia com acadêmicas do quarto ano da Unicentro. O programa visa trabalhar com a conscientização dos riscos para o meio ambiente e para a saúde que o destino errado de medicamentos vencidos e embalagens de medicamentos podem trazer. Muitos desses componentes não conseguem ser 100% filtrados, sendo então, consumidos pela população juntamente com a água. Com isso, existe o risco do organismo criar anticorpos que resistam a certos medicamentos.
"Somos uma empresa que preza pela saúde das pessoas. E nosso entendimento de cuidados com a saúde, envolve também questões ambientais", ressalta Ana Cláudia, farmacêutica responsável pela Trajano Fórmulas. "Nossos medicamentos já possuem um destino certo, mas tínhamos a preocupação do destino dado pela população. Esse projeto é apenas o início de um grande trabalho que temos pela frente", complementa Luis Manoel Martins (foto), diretor comercial da rede.
O secretário do Meio Ambiente, Milton Roseira, ressalta a importância de iniciativas como essa para toda a população. "Se cada um entendesse a sua parte no processo, com certeza teríamos um mundo muito melhor. Afinal, que planeta queremos deixar para os nossos filhos?"
O lançamento do projeto contou com autoridades da Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava, Secretaria da Educação, da Unicentro e representantes das demais farmácias da Rede Trajano.

Como funciona o programa?
O programa recolhe medicamentos que são guardados em casa. Se estiverem vencidos, são coletados em um ponto especial que fica na Trajano Espaço Saúde. Os comprimidos e cápsulas devem ser colocados em uma embalagem descartável. Os medicamentos líquidos e pastosos devem ser mantidos em embalagens originais.
Após o recolhimento, a Rede de Farmácias Trajano, que já possui um destino correto para os medicamentos vencidos que ficam nas farmácias, darão um destino conjunto com instituições especializadas no descarte correto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo