Em Guarapuava, declarar imposto de renda (IR) pode ajudar 12 projetos sociais. Os contribuintes podem destinar até 6% do IR sem nenhum prejuízo ou acréscimo no valor da declaração. Dessa forma, a opção representa um meio de contribuir com uma iniciativa social.
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosângela dos Santos Virmond, a contribuição pode ser feita ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que atua em favor dos direitos da criança e adolescente.
Além disso, as contribuições são destinadas ao fundo para Infância e Adolescência [FIA] e ao Fundo do Idoso [FMDP], do próprio município. Especialmente agora que a pandemia expõe tão abertamente as vulnerabilidades sociais, abrindo novos caminhos para políticas públicas.
Além disso, há também o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). Conforme informações, ele busca assegurar os direitos da pessoa com mais de 60 anos. Dessa forma, criando condições para assegurar autonomia e integração, bem como, participação efetiva na sociedade.
Portanto, nove instituições podem ser beneficiadas com o FIA. Sendo, Ação Social Renascer, João Paulo II, Dom Bosco e Caritas Socialis. Incluindo as Associações Canaã, Anjos Inocentes, dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarapuava – APAE Guarapuava,– e a dos Pais, além dos Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi). E por fim, a Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios (ABSER).
Além disso, o FMDP beneficia outras instituições com a destinação dos valores. Entre elas, a Associação Casa de passagem e apoio a pessoa com câncer -ACPAC, Associação de estudos, pesquisas e auxílio às pessoas com Alzheimer – AEPAPA e o Serviço de obras sociais Airton Haenisch -SOS Guarapuava.
Para saber mais sobre os projetos das instituições há mais informações no Banco de Projetos, no site da prefeitura.
COMO DOAR
Desse modo, os contribuintes poderão abater o imposto por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas ao FIA e FMDPI. Conforme os seguintes limites e condições:
– Pessoa jurídica optante pelo Lucro Real: 1%, sem qualquer ônus para a empresa.
– Pessoa física que apresenta declaração de ajuste anual no modelo completo: 6% ou 3%, entre os dias 01 de janeiro e 29 de abril, sem prejuízo de outras deduções (dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia).
Desta forma, no formulário fornecido pelo COMDICA e pelo CMDI há um formulário para fazer doações. Por fim, em caso de dúvidas, entre em contato pelo email: conselhos@guarapuava.pr.gov.br ou pelo telefone da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (42)3623-7995 – ramal 120 (Sec. Executiva dos Conselhos)
Leia outras notícias no Portal RSN.