Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que tiveram algum sintoma de doença infectocontagiosa e não compareceram às provas podem solicitar a reaplicação. Sendo assim, o prazo começou nesta segunda (29) e vai até 3 de dezembro. Para fazer a solicitação, basta acessar a Página do Participante.
Desse modo, o pedido vale tanto para quem perdeu o primeiro, o segundo ou os dois dias de prova. O participante recebe a confirmação por meio da plataforma. De acordo com o edital do exame, diversas doenças são consideradas infectocontagiosas para pedir a reaplicação. Tais como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites. Além de varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
COMO SOLICITAR
Portanto, para solicitar a reaplicação o candidato deve inserir documento legível que comprove a doença. Incluindo também o nome completo, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). Além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
Assim, o documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de dois megabytes (MB). Desta forma, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplicará as provas em 9 e 16 de janeiro de 2022.
Por fim, os participantes isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro também vão fazer a prova em 9 e 16 de janeiro de 2022.
Leia outras notícias no Portal RSN.