22/08/2023
Guarapuava Saúde

Prefeitos da 5ª Regional de Saúde assinam adesão ao PlanificaSus

Planifica SUS está sendo lançado em Guarapuava nesta quarta. A meta é a organização do acesso aos serviços de saúde de forma integrada

saúde

Prefeitos e outras autoridades (Foto: Divulgação)

Os 20 prefeitos que compõem a 5ª Regional de Saúde estão reunidos nesta quarta (1°) em Guarapuava. Eles participam do lançamento do PlanificaSus durante workshop que começou às 13h no auditório do Centro Universitário Guairacá.

De acordo com Maria Goreti D. Lopes, diretora de Atenção e Vigilância  em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, o principal objetivo do PlanificaSUS é capacitar as equipes de saúde dos municípios. A meta é a organização do acesso aos serviços de saúde de forma integrada. Ou seja, a conexão entre a rede de atenção especializada e a rede de atenção primária.

Para isso, conforme a Sesa, há a identificação dos serviços disponibilizados e os ajustes necessários nos processos de trabalho. Dessa forma, permitindo que todos os envolvidos participem da elaboração de um plano de trabalho. Esse plano é monitorando de forma contínua por meio de encontros para apresentação e avaliação das metas alcançadas. Assim, haverá a garantia que a assistência estará de forma organizada, integrada e com eficácia.

No Paraná, de acordo com a Sesa, o projeto piloto foi desenvolvido na Região de Irati (4ª Regional de Saúde), no período de 2019 a 2020, por meio de apoio técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Hospital Israelita Albert Einstein, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS)

CAPACITAÇÃO

Conforme a chefe da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuch, já nesta sexta (3), um curso vai capacitar tutores. São representantes dos 20 municípios que estão na UniGuairacá. De acordo com Eliane, o curso será durante o dia todo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.