22/08/2023
Cotidiano

Sesc Cidadão/Justiça no Bairro fará documentos gratuitos

O  Sistema Fecomércio Sesc Senac em parceria com o Poder Judiciário e com a Prefeitura de Guarapuava, estão preparando o programa Sesc Cidadão/Justiça no Bairro. Os atendimentos acontecem nos dias 2 e 3 de abril, das 9h às 17h, no Centro de Convenções e Eventos Guarapuava Expotrade, localizado à Rua Guairá, 5593, no antigo Pahy. Todos os serviços são gratuitos e o atendimento será organizado por senhas limitadas, com entrega a partir das 7h30. O programa tem o objetivo de proporcionar à população serviços gratuitos nas áreas: jurídica, saúde, assistência e lazer, de forma efetiva promovendo o bem-estar social e a cidadania a população. O evento conta com o apoio das prefeituras dos municípios Candói, Campina do Simão e Turvo. 
O Sesc vai colocar à disposição da comunidade um posto de orientação de alimentação saudável e outro de saúde bucal voltado para principalmente para atendimento aos idosos. As pessoas atendidas terão exames de evidenciação de placa bacteriana, orientação e prevenção de diabetes e teste de glicemia. Na ocasião o público também contará com recreação e jogos.
Ainda na área de saúde, será realizada palestra de prevenção do câncer bucal para profissionais de odontologia e médicos, que será proferida pelo cirurgião buco-maxilo-facial, Laurindo Moacir Sassi, do Hospital Erasto Gaertner. Esta ação acontecerá no Sesc Guarapuava, na Rua Comendador Norberto, 121, às 8h, no dia 2 de abril.
Serão realizados também testes de glicemia. A Secretaria de Saúde realizará vigilância sanitária, aferição de pressão arterial, saúde bucal e outras orientações. O Poder Judiciário oferecerá gratuitamente assistência jurisdicional de direito de família, como divórcio, separação, alimentos, guarda, pensão e revisão, ações de interdição, entre outros. O Instituto de Identificação do Paraná fará a primeira via do documento de identidade.
Serão emitidas também: a primeira via da Carteira de Trabalho, a segunda via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito para futura expedição de documentos. O Banco do Brasil emitirá a primeira via do CPF. Serão feitos cadastramentos para os programas “Bolsa Família” e “Minha casa, minha vida”, do Governo Federal.
O público também contará com serviços do INSS, como requerimento de salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-doença, atualização de endereços, contagem de tempo de contribuição, inscrição do segurado, cadastro de contribuinte individual (empregado doméstico), além de orientações e informações sobre benefícios previdenciários e assistenciais.
A Agência do Trabalhador terá um posto de atendimento para realizar cadastros, consulta de vagas, orientações sobre empregos e entrada no seguro desemprego. A Secretaria de Meio Ambiente dará orientações de educação ambiental.
Para encerrar as atividades, será realizada a cerimônia de casamento coletivo civil, concretizando a união de 220 casais. Os noivos receberão gratuitamente cortes de cabelo, penteado e maquiagem do Senac.
Os participantes devem levar comprovante de renda, já que alguns serviços somente serão disponibilizados para a população com renda máxima de até dois salários mínimos, comprovante de endereço e documentação pessoal, que é específica para cada serviço pretendido.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.