O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), por meio do Setor de Educação e Capacitação, promoveu o terceiro Concurso Literário e o segundo Concurso de Desenho do sistema prisional.
Desse modo, participaram do concurso com o tema ‘Tempo e Vida’, 2.262 presos. A premiação ocorreu entre os dias 13 e 17 de dezembro em diferentes Regiões do Estado. A iniciativa contou com parcerias de diversas secretarias estaduais e entidades.
Conforme as informações, 1.437 presos se inscreveram no concurso literário. O objetivo é motivar a produção textual, desenvolver as habilidades de leitura e escrita. E ainda, incentivar a criação artística literária e promover a cultura entre os presos.
No entanto, o concurso de desenho teve 825 participantes. Nesta ação, a intenção era motivar a criatividade, a expressividade e as habilidades artísticas.
PUBLICAÇÃO
De acordo com a coordenadora do Setor de Educação e Capacitação do Deppen, Irecilse Drongek, um livro deve reunir os trabalhos selecionados. “Assim como fizemos nas edições anteriores, pretendemos publicar o que foi produzido, como forma de registrar e valorizar a cultura e a arte produzida no cárcere”.
PREMIAÇÃO
Ainda conforme o Deppen, os 40 presos selecionados no concurso literário receberam livros de literatura e certificados de participação como prêmio. Além disso, terão os textos publicados em livro.
Além disso, no concurso de desenho, o primeiro colocado recebeu um kit desenho, um certificado de participação e será capa da publicação de um livro digital, a ser publicado em parceria com colaboradores.
Por fim, os demais desenhos selecionados também recebem certificado de participação, kit desenho e a participação de uma exposição virtual de desenhos do Deppen.
Leia outras notícias no Portal RSN.