Com o aumento nos casos de covid-19 e Influeza H3N2 as filas de espera nas Unidades de Urgência e Emergência de Guarapuava estão cada vez maior. A preocupação e o medo da população em contrair uma das doenças é um dos determinantes da espera, já que mais quanto mais pessoas procuram pelas Upas, maiores são as filas. No entanto a Prefeitura de Guarapuava recomenda que ao ter algum sintoma de resfriado semelhante aos da covid-19 e da variante H3N2 inicialmente entre em contato pelo call center no 0800 642 0019.
Durante a live da Prefeitura, na tarde dessa terça (4) o Secretário de saúde de Guarapuava Jonilson Pires recomendou que apenas pacientes em situações de emergência busquem o atendimento nas Unidades.
É importante que a população em geral não busque de imediato as unidades. Porque quanto mais procurarmos a Unidade de Urgência sem uma necessidade específica estamos facilitando a propagação do vírus. Temos que priorizar casos com complicações e de pessoas de grupo de risco.
Portando, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população primeiro entre em contato com o Call Center. Após as recomendações dos profissionais, se necessário, então procure por uma das Unidades de Urgência e Emergência.
Temos o atendimento do Call Center, que nesse momento passará por uma ampliação no número de pessoal. Vamos tentar dar enfrentamento a essa demanda necessária de orientações.
De acordo com a Saúde, a ligação é gratuita e funciona de segunda a sexta das 8h as 22h. Já nos sábados e domingos das 8h as 20h. A pessoa que ligar será atendida por profissionais de saúde de diversas áreas, onde deve ser relatado o sintoma que está sentindo.
Leia outras notícias no Portal RSN.