Ao longo de sete dias, romeiros vão percorrer de bicicleta 651 quilômetros da Rota do Rosário. Assim sendo, a saída ocorrerá neste sábado (8), em Piraí do Sul. O roteiro religioso abrange parte dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro do Paraná.
Desse modo, os participantes vão partir do Santuário Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. Em seguida, eles seguem por estradas rurais passando por 16 santuários. A rota também inclui igrejas, capelas e outros atrativos em 17 cidades.
De acordo com as informações, pelo menos 25 ciclistas se inscreveram para fazer o percurso completo ou alguns trechos, mas a previsão da organização é que cerca de 40 pessoas acompanhem a largada. Sendo assim, eles devem pedalar cerca de 100 quilômetros por dia, com elevação diária no relevo de 1,5 mil a 2 mil metros.
Eles passarão por Jaguariaíva, Arapoti, Pinhalão, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal, Abatiá, Bandeirantes, Andirá, Barra do Jacaré, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Quatiguá, Siqueira Campos e Arapoti.
Dessa forma, a chegada ocorrerá na próxima sexta (14), na Igrejinha São João Batista, em Arapoti. Neste intervalo, os ciclistas terão passado por santuários do calendário religioso do Paraná. Por exemplo, o de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, e de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos. Além disso, os ciclistas poderão conhecer os rios, cachoeiras e outras paisagens pelas estradas.
Leia outras notícias no Portal RSN.