22/08/2023
Economia

Demanda por crédito cresce 12,9% no primeiro trimestre

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito cresceu 5,7% em março/11 em relação ao mês imediatamente anterior (fevereiro/11). Com esse resultado, a demanda do consumidor por crédito expandiu-se em 12,9% no acumulado do primeiro trimestre de 2011 na comparação com o mesmo período do ano passado.
O crescimento de 12,9% observado no primeiro trimestre de 2011 foi inferior à expansão de 16,4% verificada ao longo de todo o ano de 2010 bem como ao crescimento de 18,3% registrado no quarto trimestre do ano passado. Isso demonstra que a demanda dos consumidores por crédito encontra-se em rota de desaceleração, determinada tanto pelas medidas macro prudenciais adotadas pelo Banco Central no inicio de dezembro do ano passado, quanto pelo atual ciclo de elevação das taxas de juros, salientam os economistas da Serasa Experian.

Análise por classe de renda pessoal mensal
Os consumidores de baixa renda (que ganham até R$ 500 por mês), a exemplo do que ocorreu em 2010, continuam na liderança da busca por crédito. Nesse primeiro trimestre de 2011, a expansão registrada por essa classe de renda foi de 48,6% em relação aos primeiros três meses de 2010. Em segundo lugar, aparecem os consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, com alta de 24,6%.
O menor ritmo de crescimento, por sua vez, foi registrado pelos consumidores cuja renda mensal situa-se entre R$ 1.000 e R$ 2.000: alta de apenas 4,1% em relação ao primeiro trimestre de 2010.
As demais classes de renda apresentaram avanços em suas demandas por crédito variando entre 12,2% (renda mensal superior a R$ 10.000) e 14,7% (ganhos mensais entre R$ 500 e R$ 1.000).

Análise por região
Os consumidores da região Nordeste foram os que mais cresceram suas demandas por crédito ao longo do primeiro trimestre de 2011: alta de 19,9% frente ao primeiro trimestre de 2010. Nas demais regiões do país, os crescimentos das demandas por crédito oscilaram em uma faixa bem mais estreita, indo de 10,2% (região Centro-Oeste) até 12,0% (região Norte).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.