A Sanepar está fazendo rodízio de água em Laranjeiras do Sul. Mas outros municípios da Região, também enfrentam problema com a crise hídrica. Nos municípios de Nova Laranjeiras e Palmital a Sanepar anunciou que os mananciais estão em níveis críticos, o que coloca a Região em estado de alerta.
Além dessas cidades, os níveis de água de municípios do Sudoeste também estão baixos. Portanto, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Capanema e Planalto também entram em alerta hídrico. Assim como, Salto do Lontra e Matelândia.
RODÍZIO
O período de estiagem levou a Companhia adotar rodízio no fornecimento de água em algumas cidades do Paraná. Além de LS, Dois Vizinhos e parte de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, também estão com o rodízio implantado. Já a partir desta quarta (26), Clevelândia, no Sudoeste do Estado, também vai entrar no sistema de contenção.
De acordo com a Sanepar, o forte calor dos últimos dias em todo o Paraná e a falta de chuvas regulares têm provocado o aumento no consumo de água. No entanto, ao mesmo tempo, houve queda nas vazões de rios e poços.
USO RACIONAL DE ÁGUA
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) o último domingo (23) registrou as mais altas temperaturas do ano em vários municípios do Paraná. Com isso, a Sanepar reforça que mesmo nos dias de calor intenso e período de férias, é essencial que a população colabore.
Dessa forma, indica-se que se faça o uso racional da água tratada, a priorizando para higiene e alimentação. Segundo o decreto de emergência hídrica do Paraná, publicado pelo Governo do Estado, “em situação de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é para consumo humano e dessedentação de animais”.
Por fim, a Sanepar salienta que ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Companhia pelo telefone 0800 200 0115.
Leia outras notícias no Portal RSN.