*Reportagem com vídeo
O último dia de janeiro amanheceu com céu encoberto e há previsão de pancadas de chuva em Guarapuava. Nesta segunda (31), no entanto, o sol deve aparecer entre muitas nuvens. Mas a possibilidade de voltar a chover já não preocupa mais os moradores de áreas ribeirinhas. O desassoreamento e canalização de rios impede que as águas atinjam casas próximas às margens.
Uma das regiões considerada crítica é por onde passa o Rio Cascavelzinho. Entretanto, equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Obras executam a limpeza na extensão do rio. Conforme a ‘Obras’, já foram executados 3,5 quilômetros de desassoreamento.
Nesta segunda (31), a equipe encontra-se no Jardim das Américas perto do rua Santos Dumont. Antes, porém, o trabalho foi feito no fundos da rua João Tonon. De acordo com a equipe, por causa da erosão e de entulhos a água tomou outro rumo. Assim, foi necessário aumentar a vazão em 1,5 metro.
Conforme a Secretaria de Obras, nesta segunda ocorre uma reunião com técnicos da Sanepar. Perto do antigo Polaco Leiteiro, dentro do rio há uma tubulação de ferro que leva o esgoto da cidade para a estação de tratamento. Será preciso mudar essa tubulação para que o rio flua normalmente”.
Entretanto, já com o serviço executado nos pontos críticos da cidade, já não houve alagamentos. *Confira no vídeo abaixo o depoimento de um morador
Leia outras notícias no Portal RSN.