22/08/2023


Cotidiano Paraná

Detran passa a disponibilizar de graça histórico dos veículos licenciados

O serviço dá acesso ao extrato completo do histórico do veículo por meio do portal, isto inclui quilometragem, registro de sinistro e recall

Transito

Dentran disponibiliza o extrato de graça no portal (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A partir desta quarta (2), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), passa a disponibilizar o extrato completo do histórico dos carros. Desse modo, os usuários podem encontrar o serviço de graça por meio do portal. 

Sendo assim, a página permite a consulta de veículos licenciados no Paraná. Conforme o órgão, a novidade atende a Lei 20.770/2021, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

De acordo com o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, a ideia é ter mais transparência no processo. “Disponibilizamos mais informações aos atuais e futuros proprietários de veículos. Assim, garantiremos mais segurança na compra. Isto porque, proporcionaremos ao cidadão o histórico do bem móvel a ser adquirido”.

Dessa forma, até agora, ao solicitar um extrato do veículo, algumas informações já estão disponibilizados. Por exemplo, a comunicação de venda, bloqueio administrativo ou judicial, financiamento e restrições do gravame, e ocorrência de furto/roubo.

Contudo, a partir do novo extrato, a população contará com informações extras. Tais como, quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, se o veículo está retido ou foi para leilão e histórico de alterações de características.

Vale lembrar que a quilometragem passou a ser incorporada aos processos veiculares do Detran-PR a partir de junho de 2020. Por fim, para veículos que possuem processos de aquisição anteriores a esta data, esta informação não constará no extrato.

O EXTRATO COMPLETO TRARÁ AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

  • Informações do veículo (Ano, Modelo, Tipo, Espécie, Cor, etc.);
  • Débitos (Multas, IPVA, Licenciamento, Seguro DPVAT, Dívida Ativa);
  • Recall;
  • Situação do financiamento (se houver);
  • Se o veículo está retido ou foi para leilão;
  • Registro de furto/roubo;
  • Bloqueio administrativo ou judicial;
  • Odômetro (quilometragem);
  • Registro de sinistro;
  • Restrição da Receita Federal do Brasil;
  • Histórico de alterações de características.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo